#Post Title #Post Title

Clara Dominguez


Tenho 22 anos, geminiana, primogênita. Filha de pais idealistas, um agrônomo e uma médica. Ex-estudante de psicologia e futura de medicina. Sonhando sempre, mudando sempre. Assim como tem que ser!


Meu envolvimento com o circo é relativamente novo, porém a admiração é antiga. Sempre achei que o ambiente circense revelava algo que nenhum outro espaço artístico é capaz: a magia.

Tudo é muito impressionante num espetáculo de circo. Nós, plateia, somos deslocados ao passado, mesmo sem querer. A surpresa infantil é despertada; o encantamento também. Afinal, quem disser que deixou de ser criança está mentindo; nosso lado infantil está apenas dormindo, e basta algo que nos chame a atenção para que o brilho nos olhos – aquele mesmo brilho de quem está reconhecendo o mundo – nos denuncie.



E a energia? Ah a energia do circo! Não há nada igual nesse mundo. Impressionamo-nos –novamente nós, plateia – não apenas com as apresentações incríveis de malabarismos, trapézio e tecido, mas também com a energia que circunda esse espaço. Os artistas sempre sorriem e, por mais perigoso que pareça o número, nós confiamos neles. Ficamos impressionados com a vontade com que realizam seus espetáculos, e a vontade é tanta que acaba despertando em nós o desejo de poder fazer o mesmo.

Essa energia mágica não consegue ficar apenas no palco, tão grande é o seu tamanho. Ela se transborda e alcança toda a plateia, mobilizando a todos nós.



O tecido, em especial, trás não apenas o toque do imaginário, mas também o de leveza, de feminino... De beleza. Nele você pode voar. Pode encantar. Afinal, quem não se encanta com uma apresentação dessas? É impossível ficar imparcial, impossível não ter reação emocional alguma, seja ela de receio – minha mãe, por exemplo – ou de admiração, pois é algo inegavelmente tocante.


Foi com a vontade de fazer parte desse irresistível mundo do circo que eu resolvi aprender tecido acrobático. Quem poderia imaginar que estaríamos produzindo um espetáculo como esse? Eu, particularmente, não esperava.

É lindo ver como o nosso grupo conseguiu construir algo. Esse espetáculo é, para mim, não apenas a demonstração do que nós aprendemos até hoje, mas a concretização da vontade. É o resultado do nosso esforço, da nossa parceria.

Fico imensamente feliz em saber que algo mágico está sendo construído com pessoas tão maravilhosas, e espero que nós – agora nós, artistas – consigamos mostrar à nossa futura platéia as delícias do universo circense.

Que as crianças despertem e que os olhos brilhem!


Clara Dominguez

2 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Muito lindo...

  2. Anônimo says:

    Não pude ver os espetáculos, mas não tenho dúvida de que perdi uma linda apresentação. Não poderia deixar de dizer que o encanto e a magia do circo acabam sendo ofuscados pela força do seu olhar e pela doçura de seu sorriso. O circo nasce para o sorriso, para nosso lado curioso, para nosso espírito.
    Agora, responda-me: Como poderei revelar meu lado infantil, mistificar o mundo e acalmar minha alma se nesse espetáculo há uma mulher que me desperta justamente o contrário? Quero ser homem (e não um ingênuo menino) para poder desmitificar teu corpo e embriagar a minha alma. É isso que eu quero.

    Obrigado
    Em nome de todos aqueles que sabem apreciar uma linda passarinha mágica.

Comentário